Advogado imobiliário: o que faz o especialista desta área

Advogado imobiliário é aquele especialista em Direito Imobiliário. Portanto, ele é o profissional competente para acompanhar juridicamente todos os assuntos envolvendo imóveis. E não apenas os processos jurídicos, mas as relações contratuais envolvendo-os.

Algumas áreas de atuação deste profissional são a compra e venda de imóvel, locação, revisão contratual em contratos relacionados à imóveis. Além disso, ele também cuida da regularização de documentação, inventários, contratos imobiliários, usucapião e muitos outros.

Entenda melhor, no artigo abaixo, o que faz um advogado imobiliário e por que você deve contratar um.

O que é o direito imobiliário?

O Direito Imobiliário um ramo do Direito privado é ele que trata das relações referentes aos imóveis, todas elas. Ou seja, ele regula posse ou propriedade, estabelecendo regras para situações como comprar, transmissão e perda. Assim como doação, cessão de direitos e outras. E ele se refere a imóveis como um todo, ou sejam urbanos e rurais.

Entretanto, este é um ramo do Direito que exige bastante conhecimento também em outros, como Direito Civil, Processual Civil, Empresarial, Administrativo, e outros. Isso porque todos eles acabam fazendo parte das relações com os imóveis.

Ainda que este ramo do Direito tenha sua base no Direito Civil, algumas outras leis são obrigatórias no conhecimento do profissional da área. Uma delas é a Lei do Inquilinato, outra, a Lei dos Registros Públicos.

Mas esses são só alguns exemplos. Portanto, para um advogado imobiliário é imprescindível bastante conhecimento e expertise. Isso de forma a assegurar o cumprimento da lei, qualquer que seja a transação.

Quais são os serviços que abrange essa área do direito?

Como se pode perceber, esta é uma área ampla, que engloba diversas atividades. Por exemplo: registro de imóveis, elaboração de contratos, descumprimento e revisão contratuais, ajuizamento de ações, quando cabível, inadimplemento, requisição de restituição daquilo que já foi pago, indenizações, análise de riscos, ações de responsabilidade civil quando há defeito em obras e muitos outros.

Portanto, todos esses são problemas para os quais se deve buscar auxílio de profissional desse ramo do Direito para resolver. E esses são apenas alguns! Isso porque, realmente, todas as relações, ações e problemas envolvendo imóveis são regulados pelo Direito Imobiliário. E através dele pode-se garantir o cumprimento dos deveres e a manutenção dos direitos.

O que faz um advogado imobiliário?

A atuação do advogado imobiliário inclui ajuizamento de ações como as de revisão e reivindicação, revisão e elaboração contratual e negociação referente a imóveis (compra, venda, locação e outros).

Além disso, dentre os diversos serviços que um advogado imobiliário pode prestar, estão a consultoria, redação de regulamentos e convenções de condomínio e resoluções de questões diversas.

Ele pode, ainda, atuar negociando entre as partes para evitar prejuízos como a perda do imóvel e de oportunidades por falta de habilidades negociais e conhecimentos legais. Tudo visando a segurança jurídica do cliente e para garantir os direitos do cliente.

Dessa forma, o profissional deve ser capaz de atuar tanto de forma consultiva, como nos litígios, ou seja, no contencioso. É preciso entender profundamente qual a ação correta para cada caso e quais os direitos e leis pertinentes para assegurá-los.

Por que contratar um advogado especialista nessa área?

Como visto até aqui, o Direito Imobiliário é um ramo não apenas amplo, como bastante complexo, que envolve conhecimentos diversos e interdisciplinares. Portanto, o profissional que atuará representando você e visando assegurar os seus direitos deve possuir conhecimentos legais atualizados.

Por sua amplitude, é importante que o profissional entenda e consiga gerenciar as várias formas de manutenção do direito do seu cliente. Ou seja, ele deve ser competente e preparado.

Uma vez que a atuação do advogado é muito importante para o sucesso da demanda do cliente, apenas um profissional especialista é capaz de aumentar, com os seus serviços, as chances de uma boa conclusão para cada caso.

Tenha em mente que um advogado especialista é aquele que se aprofunda no conhecimento sobre determinada área. Ele pode, por exemplo, realizar uma pós-graduação que permita o melhor entendimento em certa área que o advogado generalista.

Dessa forma, um advogado imobiliário especialista é capaz de agir de maneira mais precisa no ramo. Além disso, ele tem mais experiência com as diversas demandas referentes a imóveis, portanto consegue encontrar as melhores soluções. Além disso, sua atuação será mais ágil e eficiente que a de um advogado com pouco conhecimento na área.

Como encontrar um escritório especialista em Direito Imobiliário em São Paulo?

Se você precisa resolver uma demanda referente a imóveis, como visto no item anterior, é imprescindível contar com um bom escritório, com profissionais especialistas. É muito importante pesquisar para garantir que os serviços prestados atenderão às suas expectativas. Dessa maneira, para encontrar um advogado imobiliário que realmente possa te ajudar, busque aquele que atende aos seguintes requisitos:

  • Reputação: um escritório com boa reputação é aquele cujos clientes confiam nos profissionais e divulgam positivamente os seus serviços. Atualmente, há diversos meios para pesquisar a reputação de um advogado, como mecanismos de buscas ou redes sociais, por exemplo.
  • Ética: ético é aquele advogado capaz de agir com dignidade, decoro e boa-fé, fazendo a representação do seu cliente de maneira íntegra.
  • Especialidade: como já visto, a especialidade é fundamental e ela é parte fundamental para um resultado de sucesso.
  • Atualização no conhecimento: é preciso que o profissional esteja atualizado com as leis, jurisprudências e doutrina. Isso para representar o seu cliente com as melhores e mais atuais ferramentas.
  • Experiência no mercado: Mais que o conhecimento e cursos na área imobiliária, é fundamental a experiência na atuação jurídica. Afinal, é ela que garantirá o conhecimento prático para atuação no mercado.

Em São Paulo, o escritório de advocacia D&B Associados conta com profissionais que cumprem todos os requisitos acima. Além disso, eles se dedicam profundamente a compreender as necessidades dos seus clientes e atendê-los de forma personalizada. Basta entrar em contato para agendar o seu horário, tirar suas dúvidas e entender como eles podem agir para assegurar os seus direitos.

Se você quiser entender mais sobre o Direito Imobiliário e diversas outras áreas, continue acompanhando os artigos do nosso blog.

1 Response