Toda empresa precisa seguir regras e regulamentos que farão com que elas se mantenham no mercado. Essas regras dizem respeito a leis diversas, normas reguladoras, valores e outros. E para que isso seja possível é preciso adotar o compliance. Ou seja, o conjunto de práticas ou “conformidades” como o nome diz, para que ela esteja de acordo com todas as normas necessárias.
Por isso, continue acompanhando este artigo para saber mais sobre compliance, sua importância e benefícios e como aplicá-lo na sua empresa.
O que é compliance?
Toda empresa deve se preocupar em manter-se protegida de ações que possam denegrir sua imagem no mercado. Tanto com seus clientes, como com fornecedores e colaboradores. E é nisso que o compliance visa auxiliar as empresas no cumprimento de normas e padrões imprescindíveis para o seu bom funcionamento.
Ele caracteriza-se pelas atividades que uma empresa adota visando o cumprimento de regras, normas ou leis.
Quais são os seus tipos?
São muitos os tipos de compliance que podem ser aplicados em uma empresa. Confira algumas delas, abaixo:
Compliance fiscal e tributário, que visa ordenar e cumprir todas as obrigações fiscais da empresa. Para realizá-lo de forma efetiva faz-se orçamentos, análises e acompanhamento minucioso para evitar descumprimento de leis ou qualquer irregularidade na empresa.
Compliance trabalhista, que visa garantir o cumprimento de normas trabalhistas. Ou seja, relacionadas aos colaboradores da empresa, bem como leis, códigos de ética e sindicatos.
Compliance na segurança do trabalho, que visa garantir um ambiente saudável e seguro para os colaboradores.
Compliance financeiro, que objetiva o maior controle das finanças por parte da empresa, dentre vários outros em diversas áreas pertinentes a quase todos os negócios.
Qual a sua importância empresarial e seus objetivos
O descumprimento de regras gera penalizações para a empresa. Portanto, é preciso envolver gestores e colaboradores para que isso não ocorra. Irregularidades precisam ser identificadas e corrigidas de prontidão.
Assim é possível garantir que a empresa aja com transparência, evitando fraudes, corrupção e insegurança. Além disso, a aplicação do compliance também permite manter informações da empresa seguras, bem como evitar riscos operacionais.
Para alcançar esses objetivos, é preciso que o responsável pelo compliance consiga cumprir com suas responsabilidades. Isso garantirá à empresa o cumprimento de obrigações legais, normais e processos estabelecidos.
Também é preciso gerir os riscos e realizar o monitoramento do cumprimento das regras. Isso para corrigir imediatamente caso alguma norma seja quebrada e impedir que a empresa se envolva em corrupção.
Dessa forma, é fundamental seguir os passos para a criação do compliance em todos os seus detalhes, criando e aplicando regras. Isso deve ser feito tanto através do treinamento dos colaboradores, como da orientação dos departamentos.
Além disso, é importante a realização de investigações e auditorias que verifiquem a fundo suspeitas de problemas internos. A partir daí é possível fazer o seu gerenciamento de forma proveitosa e não prejudicial à empresa.
Pode não ser possível a criação de um novo departamento na empresa que tenha a aplicação do compliance como foco, devido à falta de mão de obra especializada na empresa ou os altos custos que decorrerão da sua abertura. Nesses casos, é muito importante contar com empresas especializadas para conseguir dar prosseguimento às práticas de forma eficiente e econômica, possibilitando o sucesso do negócio.
Quais os benefícios de implementar o compliance na sua empresa?
A implantação do compliance na empresa apresenta para ela vários benefícios, uma vez que através dele é possível que ela se proteja de irregularidades. E isso faz com que sua imagem melhore perante o mercado, bem como traz mais confiabilidade àqueles que comandam a empresa, tanto diante de clientes, como perante todo o público.
Além disso, cria-se na empresa uma cultura que desencoraja atividades ilícitas e possibilita também que a aplicação de recursos se dê de forma otimizada, porque evita fraudes e perdas financeiras decorrentes de irregularidades praticadas.
Portanto, no final das contas, o compliance bem estabelecido gera diferencial para a empresa e reconhecimento positivo que permite o seu crescimento.
Como faço para implementar o compliance empresarial
Para implantar o compliance de forma eficiente na sua empresa é preciso fazer uma gestão de riscos visando analisar como a empresa pode descumprir algo e quais são as consequências disso. Assim, é possível evitar o descumprimento e prevenir os riscos.
Em seguida, é preciso planejar a implementação da estratégia que levará a empresa a cumprir com todas as normas e regras que abrangem a sua área de atuação.
Depois disso, cria-se um documento para constar as regras que a empresa deverá seguir para que não fuja a nenhuma norma imposta, nem mesmo as internas que se relacionam aos valores da empresa.
Por fim, comunicam-se as práticas que serão adotadas por todos e efetua-se um treinamento para que os colaboradores não se percam no cumprimento delas.
Para que o compliance dê certo na prática é preciso que o projeto tenha o acompanhamento de equipes especializadas. Elas devem conseguir monitorar os resultados para determinar sua eficiência e corrigir de forma rápida os problemas que surgirem.
Existem empresas que oferecem justamente a implantação desse serviço e fazem com que o crescimento do seu negócio se dê de forma saudável e dentro das leis, de forma que não haja punição para ela no futuro.
Uma delas é a D&B Associados, que conta com profissionais competentes e experientes na implantação do compliance de forma bem sucedida nas empresas. Portanto, se você pretende implantá-lo, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar o seu negócio.
Continue acompanhando os conteúdos em nosso blog.
[…] Compliance: entenda a sua importância nas empresas […]
[…] Compliance: entenda a sua importância nas empresas […]
[…] Compliance: entenda a sua importância nas empresas […]