Compliance: entenda a sua importância nas empresas

Toda empresa precisa seguir regras e regulamentos que farão com que elas se mantenham no mercado. Essas regras dizem respeito a leis diversas, normas reguladoras, valores e outros. E para que isso seja possível é preciso adotar o compliance. Ou seja, o conjunto de práticas ou “conformidades” como o nome diz, para que ela esteja de acordo com todas as normas necessárias.

Por isso, continue acompanhando este artigo para saber mais sobre compliance, sua importância e benefícios e como aplicá-lo na sua empresa.

O que é compliance?

Toda empresa deve se preocupar em manter-se protegida de ações que possam denegrir sua imagem no mercado. Tanto com seus clientes, como com fornecedores e colaboradores. E é nisso que o compliance visa auxiliar as empresas no cumprimento de normas e padrões imprescindíveis para o seu bom funcionamento.

Ele caracteriza-se pelas atividades que uma empresa adota visando o cumprimento de regras, normas ou leis.

Quais são os seus tipos?

São muitos os tipos de compliance que podem ser aplicados em uma empresa. Confira algumas delas, abaixo:

Compliance fiscal e tributário, que visa ordenar e cumprir todas as obrigações fiscais da empresa. Para realizá-lo de forma efetiva faz-se orçamentos, análises e acompanhamento minucioso para evitar descumprimento de leis ou qualquer irregularidade na empresa.

Compliance trabalhista, que visa garantir o cumprimento de normas trabalhistas. Ou seja, relacionadas aos colaboradores da empresa, bem como leis, códigos de ética e sindicatos.

Compliance na segurança do trabalho, que visa garantir um ambiente saudável e seguro para os colaboradores.

Compliance financeiro, que objetiva o maior controle das finanças por parte da empresa, dentre vários outros em diversas áreas pertinentes a quase todos os negócios.

Qual a sua importância empresarial e seus objetivos

O descumprimento de regras gera penalizações para a empresa. Portanto, é preciso envolver gestores e colaboradores para que isso não ocorra. Irregularidades precisam ser identificadas e corrigidas de prontidão.

Assim é possível garantir que a empresa aja com transparência, evitando fraudes, corrupção e insegurança. Além disso, a aplicação do compliance também permite manter informações da empresa seguras, bem como evitar riscos operacionais.

Para alcançar esses objetivos, é preciso que o responsável pelo compliance consiga cumprir com suas responsabilidades. Isso garantirá à empresa o cumprimento de obrigações legais, normais e processos estabelecidos.

Também é preciso gerir os riscos e realizar o monitoramento do cumprimento das regras. Isso para corrigir imediatamente caso alguma norma seja quebrada e impedir que a empresa se envolva em corrupção.

Dessa forma, é fundamental seguir os passos para a criação do compliance em todos os seus detalhes, criando e aplicando regras. Isso deve ser feito tanto através do treinamento dos colaboradores, como da orientação dos departamentos.

Além disso, é importante a realização de investigações e auditorias que verifiquem a fundo suspeitas de problemas internos. A partir daí é possível fazer o seu gerenciamento de forma proveitosa e não prejudicial à empresa.

Pode não ser possível a criação de um novo departamento na empresa que tenha a aplicação do compliance como foco, devido à falta de mão de obra especializada na empresa ou os altos custos que decorrerão da sua abertura. Nesses casos, é muito importante contar com empresas especializadas para conseguir dar prosseguimento às práticas de forma eficiente e econômica, possibilitando o sucesso do negócio.

Quais os benefícios de implementar o compliance na sua empresa?

A implantação do compliance na empresa apresenta para ela vários benefícios, uma vez que através dele é possível que ela se proteja de irregularidades. E isso faz com que sua imagem melhore perante o mercado, bem como traz mais confiabilidade àqueles que comandam a empresa, tanto diante de clientes, como perante todo o público.

Além disso, cria-se na empresa uma cultura que desencoraja atividades ilícitas e possibilita também que a aplicação de recursos se dê de forma otimizada, porque evita fraudes e perdas financeiras decorrentes de irregularidades praticadas.

Portanto, no final das contas, o compliance bem estabelecido gera diferencial para a empresa e reconhecimento positivo que permite o seu crescimento.

Como faço para implementar o compliance empresarial

Para implantar o compliance de forma eficiente na sua empresa é preciso fazer uma gestão de riscos visando analisar como a empresa pode descumprir algo e quais são as consequências disso. Assim, é possível evitar o descumprimento e prevenir os riscos.

Em seguida, é preciso planejar a implementação da estratégia que levará a empresa a cumprir com todas as normas e regras que abrangem a sua área de atuação.

Depois disso, cria-se um documento para constar as regras que a empresa deverá seguir para que não fuja a nenhuma norma imposta, nem mesmo as internas que se relacionam aos valores da empresa.

Por fim, comunicam-se as práticas que serão adotadas por todos e efetua-se um treinamento para que os colaboradores não se percam no cumprimento delas.

Para que o compliance dê certo na prática é preciso que o projeto tenha o acompanhamento de equipes especializadas. Elas devem conseguir monitorar os resultados para determinar sua eficiência e corrigir de forma rápida os problemas que surgirem.

Existem empresas que oferecem justamente a implantação desse serviço e fazem com que o crescimento do seu negócio se dê de forma saudável e dentro das leis, de forma que não haja punição para ela no futuro.

Uma delas é a D&B Associados, que conta com profissionais competentes e experientes na implantação do compliance de forma bem sucedida nas empresas. Portanto, se você pretende implantá-lo, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar o seu negócio.

Continue acompanhando os conteúdos em nosso blog.

3 Responses

Conformidade com leis e regulamentos

Primeiramente, a sociedade está mudando e busca relações mais seguras e confiáveis para tentar assim elevar a qualidade de vida que hoje é uma grande preocupação.

Em suma, as empresas têm levado essas mudanças mais a sério, colocando em foco a qualidade de suas relações comerciais. Por isso, a satisfação de seus funcionários, fornecedores e clientes espelha sua confiabilidade e comprometimento, sendo por isso levada muito a sério.

O processo de Compliance nasceu dessas necessidades e da urgência de tornar a adequação às leis compreensível para qualquer nível hierárquico dentro de uma empresa.

Então, graças a ele, é possível calcular riscos e minimizar perdas por irregularidades, além de aumentar o foco, fazendo com que todos caminhem na mesma direção.

Por isso, nós do Dorneles & Biondo Advogados Associados compartilhamos nosso conhecimento e experiência para simplificar o Direito. Portanto, tornamos esse conhecimento acessível e compreensível para aqueles que se especializaram em suas áreas tanto quanto nós o fizemos na nossa.

Com o intuito de oferecer um serviço de excelência, contamos com uma equipe de profissionais experientes e renomados, pautados na Ética, Transparência, Comprometimento e Qualidade dos Serviços, oferecemos consultoria personalizada e focada em resultados.

 

Alguns Serviços Oferecidos:

 

  • Desenvolvimento
  • Planejamento
  • Redação
  • Revisão
  • Implantação
  • Auditoria
  • Treinamentos

DORNELES & BIONDO

Nossa Cartilha

A cultura do escritório

Apresentação do escritório Dorneles & Biondo – Advogados Associados
Apresentação da Missão do escritório de advocacia D&B Associados
Apresentação do Valores da Empresa
Oque as pessoas perguntam

Dúvidas frequentes

Qual é o papel de compliance?

Em poucas palavras, compliance pode ser definido como um guia para se fazer cumprir as leis e as normas e diretrizes internas das instituições, a fim de agir com transparência, correção e ética, assim como para prevenir desvios e irregularidades que possam prejudicar a imagem e a credibilidade dessas entidades.

O que é e para que serve o compliance?

Compliance é o dever de estar em conformidade com atos, normas e leis. É um sistema de controles internos que permite esclarecer e proporcionar maior segurança àqueles que utilizam a contabilidade e suas demonstrações financeiras para análise econômico-financeira.

Quais os benefícios do compliance?

O compliance reduz a incidência de fraudes e desconformidades, que geram desvios de recursos. Evita riscos de sanções legais, perdas financeiras e perda de reputação. Aumenta a qualidade das decisões dentro da Organização, reduzindo o custo operacional.

O que faz um compliance em uma empresa?

O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido, ou seja, estar em “compliance” é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos.

O que é o programa de compliance?

a prática, as atividades de uma empresa que deseja atuar dentro da regularidade seguem um programa de compliance. Este programa é definido como um conjunto de procedimentos para cumprir regras internas e externas.

Somos experts no que amamos

Porque os clientes nos escolhem?

0+
Clients
0%
Casos de sucesso
0mIns
Custo recuperado para clientes
0+
Profissionais
VOCÊ PRECISA DE ALGUMA AJUDA?

Entre em contato agora! Telefone : (11) 3392-4944

contato@dbassociados.com.br
·   Seg – Sex 09:00-17:00