Saiba o que fazer e como se proteger de fraudes no PIX

Utilizar a internet para realizar serviços bancários no Brasil está longe de ser uma novidade. Afinal os primeiros serviços de internet banking começaram em 1999, há mais de 20 anos atrás, chegando ao Pix, que se tornou comum atualmente.

Isso porque com o passar dos anos, esses serviços foram se tornando mais simples e seguros para o usuário comum. Tanto que hoje é possível fazer transferências, efetuar pagamentos e ter acesso a uma série de serviços apenas usando o celular.

O PIX é o mais novo sistema de pagamento online do Banco Central, que promete facilitar ainda mais a vida das pessoas.

No entanto, a questão de segurança online é uma corrida, por isso é sempre preciso ficar atento para não cair em armadilhas. Confira nosso artigo com algumas dicas para não ser vítima de fraudes ao utilizar o PIX.

O que é o PIX?

O PIX é um serviço de pagamentos online lançado pelo Banco Central, que passou a funcionar de forma completa a partir de 16 de novembro de 2020. Ele possui o diferencial de ser praticamente instantâneo, já que as operações ocorrem em média de 10 segundos.

Ele pode ser utilizado tanto por empresas quanto pessoas físicas. Assim, é possível realizar depósitos, receber e efetuar pagamentos, tornando-se uma opção muito mais viável que o DOC e o TED.

Para utilizar os serviços, basta realizar seu cadastro de forma totalmente gratuita e acessar via aplicativo em seu celular. E aqui está mais uma vantagem, já que o serviço possui taxas baixíssimas e está disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Como evitar fraudes ao utilizar o PIX?

Quando falamos de segurança, o Banco Central garante que o método utilizado é o mesmo que já garante o funcionamento de TED e do DOC nos serviços de Internet Banking, e que seguem todos os protocolos do Sistema Financeiro Nacional.

Por isso, os fraudadores preferem se arriscar com o elo mais fraco da cadeia, que costuma ser o dos consumidores; principalmente quando eles estão diante de um serviço novo como o PIX.

Como o serviço utiliza chaves de acesso para realizar as transferências, e elas acontecem em segundos, muitos fraudadores podem tentar dar seus golpes através das mídias sociais e programas de comunicação instantânea, como WhatsApp e Telegram.

Outro golpe muito comum é quando o fraudador consegue se passar por outra pessoa, assumindo seu número de telefone e enviando mensagem para os contatos pedindo que realizem as transferências.

E se eu for vítima de uma fraude no PIX?

Se você acabou sendo vítima de uma fraude no PIX, o primeiro passo é informar o banco para onde o dinheiro foi enviado, para que o valor seja bloqueado.

Também é recomendado que você realize um Boletim de Ocorrência, disponibilizando todas as informações necessárias para que a polícia possa investigar os fraudadores e como o golpe foi realizado.

O próprio PIX exibe informações sobre a conta para o onde o valor foi transferido, como CPF/CNPJ, nome completo e o banco de destino. O aplicativo também possui um sistema de notificação de fraudes que você deve utilizar nessas situações.

Gostou das dicas? Clique aqui e leia mais sobre cobranças.

Posts relacionados

1 Response