Tudo sobre Planejamento Previdenciário

Todos almejamos um futuro assegurado pela aposentadoria, entretanto, passamos por um longo período sem sequer consultar o que devemos fazer para garantir este direito. Assim, cabe a todos nós, leigos em Direito ou não, entender a importância deste planejamento. 

O Planejamento Previdenciário é responsável por garantir maior segurança ao aposentado, evitando imprevistos ou dores de cabeça durante o processo de aposentadoria.

Dentre os porquês, há fatos concretos com os quais a aposentadoria poderia ter sido muito melhor, caso fosse orientada da forma correta. 

Como Funciona um Planejamento Previdenciário?

Em resumo, podemos dizer que este planejamento objetiva trazer agilidade ao trabalhador, minimizando erros e agilizando o encaminhamento do benefício.

Conforme sabemos, o sistema previdenciário e as regras que envolvem os pedidos de aposentadoria no país são burocráticos e complexos. Por este motivo, elencamos um passo a passo simplificado, que permite visualizar o processo e suas etapas com mais facilidade. 

Conheça alguns passos de Planejamento:

1 – Inicialmente é realizada a análise completa de todo o histórico contributivo do segurado, levando em consideração as carteiras de trabalho e análise de CNIS.

2 – Com esta análise definida, será apurado o tempo de contribuição, para que seja feita a avaliação dos direitos a benefícios previdenciários.  A apuração passa pela óptica da lei antiga (existência de direito adquirido) e também pelo implemento de direito futuro.

3 – Finalizadas ambas as etapas, caso não haja direito a benefícios, será realizada uma projeção pontual, visando determinar prazos, além de quais valores devem ser pagos ao INSS, de acordo com o benefício almejado.

No caso de irregularidades: 

Pois bem, partindo do princípio que as tarefas acima foram concluídas e o estudo do caso identificou irregularidades de vínculos e contribuições a serem sanadas junto ao INSS, o que fazer? 

Quando há este entrave, outros serviços devem ser agregados ao Planejamento Previdenciário, permitindo ao cliente optar por regularizar o processo imediatamente ou programar o mesmo para quando, de fato, for se aposentar. 

Planejar é sempre melhor!

É sabido que quem se planeja evita sustos e garante mais segurança ao processo. No caso do Planejamento Previdenciário não é diferente. Vale destacar ainda que este processo exige o cumprimento de uma série de requisitos e é necessário estar atento a cada um deles.

Portanto, é fundamental que os trabalhadores entendam que, além de burocrático e complicado, o pedido de aposentadoria precisa estar acompanhado dos documentos exigidos e das informações necessárias para a concessão do benefício por parte do órgão responsável.

Sendo assim, ao realizar um planejamento, é possível organizar cada uma destas demandas para que o trabalhador possa, sobretudo, gozar de algumas vantagens, como: aposentar-se no momento certo, contribuir com o valor correto, além de garantir o recebimento do melhor benefício possível. 

Lembre-se: o Planejamento Previdenciário pode ser feito a qualquer tempo, entretanto, a recomendação é que, quanto antes, melhor. Este artigo foi útil para você? Encaminhe para um colega que também precisa estar atento a esta importância. 

Tenha acesso a esse e muitos outros conteúdos em nosso Blog; Clique aqui

Posts relacionados