É possível acelerar o andamento processual de uma ação na justiça?

Ação na justiçaInfelizmente, o Brasil é um dos países mais burocráticos do mundo. E isso não é diferente quando estamos falando do andamento de processos ou de uma ação na justiça.

De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), um processo leva cerca de 7 anos para ser concluído. E isso pode demorar ainda mais dependendo da complexidade do caso.

A situação ficou ainda pior com a pandemia do novo coronavírus e as regras de distanciamento social, que acabaram deixando a justiça ainda mais lenta.

No entanto, existem algumas dicas que você pode seguir para que o andamento do seu processo seja um pouco mais ágil, como você verá abaixo.

Prepare-se para entrar com o processo na justiça

Antes mesmo de entrar com um processo na justiça, você já pode agilizar algumas etapas se preparando para o que está por vir.

Isso inclui reunir rapidamente todos os documentos necessários e escolher um advogado de confiança que seja familiarizado com seu caso.

Esse último fator é especialmente importante, já que o advogado pode orientar e ajudá-lo com todo seu conhecimento sobre a melhor forma de mover a ação na justiça.

Quanto mais rápido o advogado tiver tudo o que é preciso em mãos, maiores as suas chances de obter mais agilidade no processo.

Acordos e negociações podem resolver a ação na justiça

Em muitas situações, uma das possibilidades que pode dar um término mais rápido a um processo é chegar a um acordo através da negociação entre as partes.

Quando os envolvidos estão dispostos a negociar e há a possibilidade de consenso, um processo que poderia levar anos pode ser resolvido rapidamente. Mas é preciso ficar atento que o acordo deve estar em consonância com a legislação.

Para não ser prejudicado durante o acordo, também é importante estar acompanhado de seu advogado. Afinal, ele irá garantir seus direitos, pois nem sempre vale a pena aceitar uma negociação ruim apenas para acelerar o término do processo.

Peça para seu advogado despachar diretamente com o juiz

Nos casos que exigem muita urgência, também é possível que o advogado se dirija diretamente ao juiz para argumentar sobre a pertinência do pedido em questão, além de ser um direito do advogado e um dever do juiz.

Na maioria dos casos em que o advogado interage com o juiz, zelando pelos direitos de seu cliente, há uma melhora significativa no tempo em que aquele ato processual demoraria se não fosse a interação de ambos. 

Escolha um bom advogado

Como você pode ver, as melhores formas de acelerar um processo na justiça sem sombra de dúvidas tem relação com a pessoa do advogado, então é importante escolher alguém que, além de ser de sua confiança, seja especialista na área da sua ação.

Seja para conseguir uma boa negociação ou despachar diretamente com o juiz, um bom advogado também acompanhará seu caso de perto, com pessoalidade, fazendo tudo dentro de suas possibilidades para agilizar o processo.

Outro ponto importante a se considerar é que a justiça leva seu tempo, e é preciso se ater às regras de ética impostas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), respeitando assim sempre a opinião e decisão técnica de seu advogado  a fim de evitar atropelos e resultados indesejados.

E para isso, você pode contar com o time da DB Advogados Associados, que está pronto para auxiliá-lo em tudo que for necessário para o melhor de sua pretensão. 

Posts relacionados

1 Response