Holding Familiar: por que contar com um advogado trabalhista especializado

Muitos brasileiros sonham em iniciar um negócio em família. Mas se os devidos cuidados não forem tomados ao longo do caminho, o que era sonho pode se tornar um verdadeiro pesadelo.

A situação é ainda mais delicada quando a família possui vários negócios distintos e pessoas em posições diferentes em cada uma delas. Isso pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça, principalmente quando envolve um processo sucessório.

É por isso que muitos negócios familiares optam por um tipo de sociedade conhecido como Holding Familiar. Assim, diminui-se os riscos e se facilita processos que envolvem a divisão de bens, heranças e posições dentro dos negócios.

Nesse artigo você vai entender quais são as vantagens da Holding Familiar e qual a importância de contar com advogados trabalhistas especializados nesse tipo de sociedade que mistura trabalho e família.

Como funciona uma Holding Familiar

A terminologia Holding Familiar vem da expressão em inglês “to hold”, que significa segurar ou manter.

Isso porque nesse sistema há uma concentração do patrimônio da empresa na pessoa jurídica do patriarca.

No caso de uma sucessão, seja por motivo de óbito ou pelo simples desligamento da empresa, esse patrimônio é compartilhado entre os herdeiros através de ações da empresa.

Funciona de forma similar ao que aconteceria em um testamento ou inventário, mas com suas próprias vantagens, já que assim o processo não precisa se arrastar por meses ou anos na Justiça.

Nesse sentido, o Holding Familiar ajuda inclusive a evitar o desgaste e lutas internas, e na família.

Benefícios de uma Holding Familiar

Mais do que evitar brigas dentro da família durante um processo de sucessão, uma Holding Familiar também possui outros benefícios.

Um dos principais é a redução de encargos fiscais, mas também há uma maior proteção do patrimônio quando ele está concentrado e sob um controle mais rígido.

A própria divisão dos bens em forma de ações ajuda a deixar a empresa no controle das mãos certas para levar os negócios adiante.

A importância de advogados trabalhistas especializados

Atualmente a Holding Familiar é prevista na Lei nº6.404 de Sociedades Anônimas. E, apesar de oferecer uma série de benefícios e vantagens, ela também possui seus próprios desafios.

Eles são ainda maiores quando a Holding é formada por várias empresas ou quando o número de familiares é mais substancial.

Para que tudo funcione bem, é preciso contar com um advogado (ou até mesmo com um time deles) que seja especialista em Direito Trabalhista, melhor ainda se ele também atuar na área do Direito de Família e Sucessões.

Esse profissional precisa se adequar rapidamente a cultura da empresa e conhece-la a fundo para ajudar que o processo sucessório seja o mais satisfatório possível para todos os envolvidos.

Na DB Associados você encontra um time de advogados que são especializados em consultoria jurídica e que podem ajudá-lo a criar e administrar sua Holding Familiar, criando as melhores estratégias, preparando-o para situações de risco e garantindo tranquilidade para o seu negócio familiar.

2 Responses